14 de março de 2008

É assim...

Quando optei por trabalhar com crianças pequenas, não senti, como muitos, que tinha a vida facilitada. Antes pelo contrário. Senti a responsabilidade acrescida. Sim porque ser educadora de crianças de 1 e 2 anos, não se trata de "entreter meninos", mas agir como se cada minuto fosse decisivo para a formação de uma boa ou menos boa personalidade. Apesar de estarmos constantemente a ser confrontados com situações que, algumas delas, já tive oportunidade de expor a alguém que admiro muito, Dr. Daniel Sampaio, fiquei contente quando me disse que era positivo eu ter consciência que tinha facilidade na "tomada de posse" de uma birra, ou outra situação de conflito. O segredo é, sem duvida, um trabalho intenso com as famílias. Um trabalho em que todos falamos a "mesma linguagem". Onde o pai e a mãe sabem que "rasgar jornal e pintar com os dedos, desenvolve a motricidade oculo-manual e estimula o desenvolvimento cognitivo" (Como referia o Professor José Morgado, num dos ultimos dias, numa comunicação em Albufeira) ;)

4 comentários:

Zé Morgado disse...

Patita,

Obrigado pela visita e pela generosidade da apreciação. Vou fazendo o que posso mas, aqui para nós, houve gente que não gostou. Talvez os putos lhes perdoem. Sabem mais do que eu que me irrito. Vá dando notícias

Anônimo disse...

Patita
Sabes bem que te admiro muito como pessoa e como professora. Foste uma pessoa expectacular em relação ao desenvolvimento da Maria , muito meiga, atenta, preocupada e acima de tudo muito presente na relação professor/pais, e isso é uma mais valia.
E é por isso que os meninos/as te adoram.
Um beijo grande
Ana

Maria Helena Horta disse...

Olá Patrícia!

É muito bom voltar a ter contacto contigo! Certa de que serás uma excelente Educadora, a julgar pela excelente aluna que foste na formação inicial!

Até breve!

Anônimo disse...

Pois é Patita....
Se todos fossem como tu, o meu mundo e o mundo de todos os meninos seria pensado em GRANDE! Mas, ainda há pessoas que pensam assim e gostam do que fazem, por isso continua assim...como só TU sabes fazer!

Bjinhos grandes

a "outra" Tita ;-)